Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades – IBEPEGE, São Paulo, SP
Diretoria Editorial
Editor Fundador
José Fernandes Pontes
(Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades – IBEPEGE, São Paulo, SP).
Editor Científico
Mounib Tacla
(Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades – IBEPEGE, São Paulo, SP)
Desde a sua fundação em 1964 e, ao longo destas décadas de seu aprimoramento, a Revista ARGUIVOS DE GASTROENTEROLOGIA tem sido prestigiada e agraciada por personalidades de indiscutíveis qualidades científicas na especialidade, que, por seu empenho, confiança e, mesmo um indiscutível afeto à causa, merecem ser destacadas e nominadas como reconhecimento por seu prestígio profissional .
Desta forma, contribuíram e influenciaram, de forma particular, para o aprimoramento, enriquecimento e a identidade própria de seu conteúdo imaterial e de sua permanência amadurecida no cenário internacional da Ciência Gastroenterológica.
JOSÉ MARTINS CAMPOS (1923-1998 )
Gastroenterologista pediátrico, de rara nobreza nos cuidados de seu ofício, foi co-fundador da Revista e responsável pela projeção e introdução nos principais indexadores internacionais.
JOEL CARLOS CUNHA (1940-1992)
Entusiasmada personalidade médica e de destreza ímpar em sua prática cirúrgica, sucedeu ao Professor J. F. Pontes na Editoria da Revista, dando-lhe um impulso à modernização, trabalho este Inestimável, porém, lamentavelmente interrompido por sua breve permanência entre nós, deixando-nos uma lacuna afetuosa lamentável.
JOÃO CARLOS ANDREOLI (falecido em 2017)
Profissional de incontestável expressão e grande reconhecimento por sua defesa no aprimoramento e atualização da Endoscopia Digestiva, precursor de suas inovações técnicas com atualizações metodológicas da área, apreendidas no exterior, terminou por ser pioneiro na sua utilização entre nós, além de também projetar e enriquecer a SOBED como sociedade de forte identidade na Gastroenterologia brasileira.Colaborador sempre pronto a consultas de questões complexas pertinentes à sua aplicação na área, foi um colaborador entusiasta e atuante dos Arquivos, herdando-nos também, uma lacuna científica, amiga e afetiva em todos com quem conviveu, experiências de impressões marcantes.
MILTON MELCÍADES B. COSTA (1944-2021)
Cientista que abraçou e dedicou-se ao estudo da Disfagia, revelando e caracterizando mais profundamente seu conhecimento e identidade como importante área de investigação e aplicação clínica na Gastroenterologia. Por sua adesão e confiabilidade aos Arquivos, projetou-a como um dos principais veículos de suas pesquisas, além de contribuir como dedicado revisor e crítico de bom senso construtivo da mesma.
ADÁVIO DE OLIVEIRA E SILVA
Personalidade expoente do estudo da Hepatologia, difundiu seu conhecimento na área acadêmica e científica, emprestando aos Arquivos importantes contribuições e destaques desta área, seja através de publicações, revisões e orientações a autores.
DRA. ANGELITA HABR-GAMA
Revela-se uma figura exponencial da ciência médica brasileira e com suas colaborações frequentes à Revista, prestou-lhe um prestígio científico paralelo, dando suporte e vigor a sua existência.
AVELINO LUIS RODRIGUES
Personalidade profissional admirável na esfera da Psiquiatria e nos estudos, divulgação e aplicações da abordagem Psicossomática do fenômeno integrado do adoecer, desde os primórdios de sua jornada acadêmica, abraçou os Arquivos como estrutura de relevância e investigação dos aspectos do comportamento psico-emocional dos grupos de estudo envolvidos nas pesquisas publicadas pela Revista.
DAN LINETZKY WAITZBERG
Expoente de importância histórica por seu papel de responsável pela evolução da Nutrologia como especialidade, contribuindo com o mesmo vigor no desenvolvimento desta área nos Arquivos
DRA. EPONINA MARIA LEMME
Personalidade ímpar na investigação e utilização da Neurogastroenterologia no país, também se destaca como colaboradora incansável dos Arquivos, seja através de publicações frequentes, seja como revisora brilhante. A inclusão de sua grata pessoa nesta galeria engrandece a figura feminina na comunidade científica e enriquece os Arquivos.
IVAN CECONELLO
Colaborador assíduo e fiel aos princípios e à manutenção dos padrões editoriais da Revista, teve importante atuação e colaboração pessoal em tempos conturbados e delicados na vida editorial do nosso periódico, oferecendo seu apoio irrestrito às suas publicações.
JOAQUIM JOSÉ GAMA RODRIGUES
Colaborador assíduo através de importantes trabalhos publicados, além de promover revisões didáticas de artigos submetidos, tornou-se co-responsável pela qualidade e continuidade editorial do periódico.
LUIS AUGUSTO CARNEIRO D’ALBUQUERQUE
Personagem de destaque na cirurgia hepática sempre se destacou com importantes colaborações ao nosso periódico.
MOUNIB TACLA
Personalidade histórica desde os primórdios da Revista, mantem-se fiel aos dogmas e princípios que a regem, permanecendo como seu Editor Científico e conselheiro.
JOAQUIM PINTO PRADO DE MORAES FILHO
Profissional de grande expressão nacional da Gastroenterologia, como autor de publicações de históricos destaques, mantem-se com intensa parceria dos Arquivos como revisor didático.
JOEL FAINTUCH
Conceituado cirurgião do aparelho digestivo, incluindo a cirurgia bariátrica, também se dedicou ao estudo da Nutrologia, sempre foi grande colaborador como autor e revisor incansável dos Arquivos elevando sua qualidade nesta área da nutrição.
DRA. LORETE MARIA KOTZE
Considerada uma pioneira no desenvolvimento dos estudos sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais, publicou destacados trabalhos nos Arquivos e, como revisora dedicada e afetuosa, elevou a qualidade de inúmeras publicações.
DRA. MARIA APARECIDA COELHO DE ARRUDA HENRY
Fiel colaboradora dos Arquivos, entrega-lhe uma parceria frequente e entusiasta através de revisões e publicações.
PAULO SAKAI
Expoente personagem na Endoscopia brasileira, contribui sempre com importante destaque como colaborador dos Arquivos, dignificando sua história na ciência nacional.
SENDER JANKIEL MISPUTEN
Incentivador frequente dos arquivos, seja através de publicações e revisões de trabalhos, com a mesma performance com que se dedicou e continua ao estudo e das Doenças Inflamatórias Intestinais, tornando-a uma especialidade à qual seu nome está merecidamente ligado.
ULISSES FAGUNDES NETO
A gastroenterologia pediátrica deve sua expressão e caracterização especial e particular decorrentes de seu interesse e influência pessoal.
Editores/Secretaria Executiva
Isabel Coelho