Taxa de processamento de artigos (TPA)

Sobre o pagamento da taxa de processamento de artigos (TPA)

A partir do início de 2024 os Arquivos mudaram sua política sobre Taxas de Processamento de Artigos. A finalidade desta é para sustentar as novas políticas digitais exigidas pelas normas editoriais internacionais e incrementar a divulgação dos manuscritos junto às mídias sociais, meios de comunicação e promoção.

Ressaltamos que nenhuma quantia será cobrada para submissão e revisão dos manuscritos, mas uma vez aprovado para publicação será exigido o pagamento de taxa para a publicação dele. Editores associados, quando autores de artigo, estão automaticamente isentos.

Isenções devem ser solicitadas pelo autor correspondente através de email destinado à secretaria (secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br) com argumentos descritos para tal. Cabe ao do Comitê Editorial a decisão sobre aprovação ou não da petição.

O custo da TPA é de U$ 250 ou o equivalente em Reais. Para pagamento clique aqui.

Forma e preparação de manuscritos

Publica contribuições originais e inéditas (de pesquisadores nacionais e estrangeiros), que sejam compatíveis com os objetivos da Revista e estejam adequadas aos padrões científicos e editoriais.
A submissão do manuscrito implica que o trabalho na íntegra ou parte(s) dele não tenha sido publicado em outra fonte ou veículo de comunicação e que não esteja sob análise em outro periódico para publicação.

São aceitos estudos de natureza original, clínicos ou cirúrgicos, técnicas, estudos de epidemiologia e artigos de revisão. Relatos de casos não são aceitos. As seções de Artigo Original são: Endoscopia, Cirurgia, Hepatologia, Motilidade Digestiva, Gastroenterologia Clínica, Cirurgia Experimental, Gastroenterologia Pediátrica, Patologia Clínica de Gastroenterologia e Nutrição.

Além disso, publica Editoriais, Carta ao Editor, Consenso, Comunicação Breve, Suplementos e E-Vídeos.

A avaliação do trabalho é feita de forma imparcial e incógnita, ou seja, omitindo aos examinadores, qualquer identificação da origem do artigo. Artigos Originais são avaliados por no mínimo dois revisores (peer review). O tempo estimado para o processo é de 90 dias a partir da submissão. A decisão sobre a aceitação para publicação é tomada pelo Conselho Editorial.

Nenhuma taxa é exigida aos autores para submissão, avaliação e publicação de artigos. A Arquivos de Gastroenterologia está disponível online com um acesso aberto e livre. Não é necessário solicitar ao periódico a permissão para cópia eletrônica, desde que o crédito apropriado seja dado à fonte original.